Estudar japonês sozinho pode ser um desafio mas não é impossível. Parece óbvio, mas com disciplina e muita dedicação, é possível chegar a bons resultados, pois a variedade de materiais disponíveis sejam gratuitos ou pagos para quem deseja estudar sozinho é extensa. São muitos canais de YouTube disponíveis com diversos professores e métodos de ensino, muitos material que abrange desde livros a aplicativos para ajudar a alcançar o seu objetivo.

Para chegar onde precisa, uma das primeiras etapas é estabelecer metas claras e um plano de estudo consistente. Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo com a língua japonesa: como aprender vocabulário básico, dominar o hiragana e katakana, compreender estruturas gramaticais, quantos kanjis pretende estudar no período estabelecido e como quer que esteja a sua comunicação. É muito importante que organize o seu tempo de estudo e crie um cronograma realista para cobrir as áreas de leitura, escrita, audição e fala, que são as quatro competências linguísticas. Caso você opte por um livro como o seu material principal de estudo, é importante que seja adequado ao nível que se encontra no momento e que possa adaptar-se bem a ele.

Pode ser difícil conseguir uma boa cobertura de todas as competências linguísticas estudando por conta própria, mas é aí que você precisa ir além e buscar todos os meios que possam te ajudar, utilizando desde os canais de Youtube, a podcasts e até mesmo aplicativos que podem reforçar o que já aprendeu.

Pesquise sobre os livros disponíveis de acordo com o seu nível, se outras pessoas já utilizaram e como tem sido o aprendizado delas com esse material. Se você está começando do mais absoluto zero a sua jornada de estudo de japonês, não vamos deixar de reforçar o quão importante é que aprenda primeiramente o hiragana e o katakana. Embora haja material em romaji (não é tão comum, mas existe), é importantíssimo começar a lidar com a escrita japonesa já desde o início.

Um livro bem conhecido e recomendado para começar os estudos de língua japonesa é o Minna no Nihongo. Embora não seja feito para se estudar sozinho, é perfeitamente possível fazê-lo se o livro-texto principal estiver acompanhado do livro complementar com as listas de vocabulário e explicações dos tópicos gramaticais. Inclusive, existe uma versão do livro complementar em português! Enquanto que o livro-texto principal é totalmente em hiragana, katakana e kanji.

No vídeo abaixo, você pode ver mais detalhes sobre o Minna no Nihongo, assista e siga perseverante nos estudos! A disciplina e constância são a chave!


Siga também as nossas outras redes com conteúdo gratuito para ajudar no seu estudo de japonês!

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!