Treinar seus ouvidos é tão importante quanto treinar sua leitura, escrita e fala, sabia? Hoje vamos focar um pouco nas dicas que podem fazer você “abrir” mais os seus ouvidos e acostumar-se cada vez mais com as nuances e os sons da língua japonesa. Como qualquer área do estudo, é importante que se tenha constância e concentração para que os resultados desejados cheguem e eles vão chegar sem que você perceba!
Mas desde já um pequeno alerta sobre música: é legal escutar música? SIM! É importante usar música como parte do material de estudo? Também!! MAS a gente precisa ter em mente que os sons da música não necessariamente podem representar a fala real dos japoneses. A música não precisa ter comprometimento com a realidade, então por isso deve-se ter cautela ao aprender palavras ouvidas nas músicas, pois você pode aprender com uma pronúncia um pouco equivocada. Um exemplo bem simples disso é quando a cantora ou cantor se estende demais ou de menos em determinada sílaba da palavra e assim você passa a reproduzir aquela palavra erroneamente com base na pronúncia ouvida na música, colocando ou retirando prolongamentos e pausas que não condizem com a fala real da palavra no dia a dia. Não deixe de ouvir música, mas tenha em mente este cuidado.
Uma excelente dica é ouvir conversas o mais próximo possível da realidade. Então, abuse dos animes, dos doramas, dos podcasts. Quanto mais você ouvir, mais vai acostumar os seus ouvidos com a cadência da língua japonesa. Mesmo que a princípio pareça muito difícil e que não entenda, não desista. É importante ouvir muito. E com a variedade de produções, você vai conhecer diferentes formas de falar, sem contar na variedade de vocabulário que vai poder adquirir.
Agora, uma outra dica: pratique o shadowing. Esta é uma técnica que consiste em repetir em voz alta o que acabou de ouvir, imitando a pronúncia e o ritmo do falante. Pegue um determinado trecho do seu anime, dorama ou podcast, uns 2 ou 3 minutos por exemplo e repita tudinho exatamente como a pessoa está falando, por várias vezes. Esse é um treino que também é bastante usado pelos intérpretes de idiomas.
E por fim, mais uma dica importante: sempre que possível participe de situações presenciais onde possa treinar sua audição, seja tentando conversar com japoneses ou encontrando alguém que possa treinar com você, ou seja: ser o seu parceiro de treino.
Seguindo todas essas dicas você vai ver como a sua capacidade auditiva em japonês vai melhorar bastante. Tenha constância e foco! Não desista na sua primeira dificuldade nem na próxima, você vai conseguir! Ganbatte kudasai!
Agora, dá só uma olhadinha nesse vídeo aqui embaixo que também tem tudo a ver com o assunto!
Lembrando que temos exercícios de audição e vários outros no nosso Clube Nihongo Kakumei!
Siga também as nossas outras redes com conteúdo gratuito para ajudar no seu estudo de japonês!
Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter
Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!