O que não falta por aqui são as dicas de melhorias no seu estudo de língua japonesa, que certamente já ajudaram muitas pessoas a potencializarem o aprendizado.

Mas também tem o outro lado: precisamos chamar a atenção para os erros que são muito comuns nessa jornada e que muitas vezes a gente acaba cometendo sem perceber e daí podem vir o desânimo e o abandono dos estudos, que podem custar caro mais tarde.

Então, vamos listar por aqui os 5 erros mais comuns dos estudantes de língua japonesa e caso você se identifique com um deles, fique atento e comece a trabalhar para corrigi-lo!

1- Desprezar o básico. Nunca deixe o básico de lado. Só avance nos seus estudos depois que já souber o hiragana e katakana de olhos fechados, correndo no sangue! Assim como também não se deve ignorar os kanjis assim que começam a aparecer no seu material.

2- Tem a ver um pouco com o tópico anterior: não despreze! Mas agora é: não despreze as partículas! Procure entender como elas funcionam desde o início e para que servem cada uma delas, onde se posicionam, etc. Não deixe para sair decorando uma lista enorme de partículas de uma vez e tentando adivinhar qual é o quê no meio de um texto. Pratique com bastante exercícios, as partículas são essenciais para a formação de frases corretas.

3-Apegar-se demais à tradução. O japonês e o português são línguas com estruturas diferentes, nem tudo que se diz em uma pode ser transposto literalmente para a outra. Esse apego a uma tradução exata que nem sempre pode existir pode acabar prejudicando o seu avanço nos estudos. Tente captar a ideia da frase ou texto em vez de traduzir todo caractere de um idioma para o outro.

4- Apenas decorar as listas. Pode-se fazer listas de tudo: palavras, kanjis, partículas, estruturas gramaticais. De nada vai adiantar você saber uma lista  de ponta à cabeça sem entender para que os elementos dela servem e como são aplicados. Entenda os elementos e tente utilizá-los por conta própria criando frases, praticando leitura, conversação ou audição. Mesmo que decorar possa te ajudar num primeiro momento, esse efeito não será duradouro. A compreensão real do que se está estudando é importante.

5- Decorar todas as leituras dos kanjis. De que adianta decorar todas as leituras de um determinado kanji quando não sabe o vocabulário onde determinada leitura aparece? Alguns kanjis têm apenas uma única leitura mas muitos outros chegam a ter mais de 5. Por isso o ideal é aprender o kanji e internalizar bem aquela primeira palavra que apareceu com aquela leitura. As outras leituras podem ser parte de um vocabulário que não é necessário para você no momento e na hora oportuna ela vai aparecer.

Aproveite que finalizamos com o kanji e dê uma olhada nesse vídeo!


Para acertar mais do que errar, conheça o Clube Nihongo Kakumei!

Siga também as nossas outras redes com conteúdo gratuito para ajudar no seu estudo de japonês!

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!