Os flashcards são uma ferramenta bem popular para estudo, mas quem acompanha a Eu Falo Japonês já sabe que eles geralmente não são recomendados por aqui.

Os flashcards até parecem ser eficientes num primeiro momento, mas tem alguns pontos que vale a pena atentar e refletir se você realmente está aprendendo ou não fazendo o uso dessa ferramenta. Um ponto a ser considerado é que o uso excessivo de flashcards pode levar a uma abordagem mecânica e superficial do aprendizado. Pois apenas memorizando  informações isoladas sem realmente compreender o contexto ou conexões mais amplas, o conhecimento não se solidifica o suficiente e só se vai lembrar daquilo por um curto espaço de tempo.

Aprender um idioma, por exemplo, é uma habilidade que vai além da simples memorização de palavras ou frases. Para que seja dominado, é necessário praticar a escuta, a fala, a leitura e a escrita em situações reais.  Apenas depender dos flashcards para listar todas as estruturas, vocabulário, kanji pode atrapalhar o desenvolvimento da sua proficiência em japonês, que é o idioma de interesse aqui.

Os flashcards podem ser úteis numa prova, mas passada a prova provavelmente você não deve lembrar de mais nada do que estudou por eles algumas semanas depois. Pode-se adotar outras estratégias mais eficazes de revisão de conteúdo para que tudo que foi aprendido fique na memória e não se dissipe com o tempo. Por isso que é muito importante mais do que só decorar as listas feitas com os flashcards, é compreender o que se está estudando.

Não estamos falando de proibir os flashcards, mas pense se você não pode preencher o horário dos seus estudos de um modo mais eficiente, como por exemplo escrevendo frases utilizando o novo vocabulário ou buscando vídeos para ouvir as palavras de uma forma mais natural.


Siga também as nossas outras redes com conteúdo gratuito para ajudar no seu estudo de japonês!

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!