No Japão, existe uma tradição na qual cada geração herda um “kamon”- uma espécie de brasão da família que representa os valores, a história e o legado dessa família. O “komon”- como se fosse um brasão pessoal- também reflete o senso de beleza japonês, sua cultura e empresta um senso de dignidade, orgulho, estético e por aí vai.

Nos 366 dias de Hanakomon, foram selecionadas flores tradicionais japonesas renomadas para cada dia do ano. Cada flor dessa foi transformada em um “komon” pela designer Emi Sano. Pode-se encontrar flores tradicionais como as cerejeiras, campânulas e até mesmo flores europeias na coleção.

Muito legal ter uma florzinha bonita para chamar de sua pelo dia do seu aniversário, né? Mais legal ainda é poder ter produtinhos personalizados com a sua Hanakomon. De carimbos a estampas em furoshiki e ainda poder vir gravado em garrafas de vinho. Agora, a parte chata é que esse serviço só pode ser encomendado e entregue somente no Japão. Mas apesar de não poder ter seu carimbinho particular enquanto estiver no Brasil, você pode saber qual é a sua flor e o que significa, é só ir no site (em inglês) e escolher o mês no qual nasceu. Depois, escolha o seu dia e veja qual Hanakomon te representa.

Deixando a minha aqui como exemplo, do dia 26 de abril, minha flor é a ebine (“raiz de camarão”- parece que isso tem a ver com determinadas formas da flor), que graças a ajuda do Google (porque de flores nada entendo), descubro que é da família das orquídeas, nativa da Coreia, Japão e China. E que curioso perceber que o “ebi” de ebine de fato tem a ver com camarão e eu sou louca por camarão! Seria uma coincidência??

Palavra chave da Hanakomon: virtude; apoiar os outros- cada data tem a sua palavra-chave e uma frase, e essas foram as minhas!

Procure a sua flor no site: http://www.hanakomon.jp/e/index.php
É só buscar o seu mês no canto direito e em seguida clicar na sua data e pronto!

As flores dos dias do mês de abril

Site da loja online (em japonês): https://www.hanakomon.shop/

Conta pra gente depois: a palavra-chave da sua flor combina com você?