Vocabulário, kanji, gramática, texto… Parece difícil decidir o que estudar primeiro, não é mesmo?
Ainda mais quando se estuda por livros, onde muitos deles são divididos desta forma. Poderia até sugerir que comece por onde tem mais dificuldade, mas como falar isso para alguém que foi deixando os estudos por desânimo ou dificuldade? Vai ser pior ainda começar pelo mais difícil.
Então, comece pelo mais fácil mesmo, mas comece. Em vez de começar por um tópico totalmente novo, revise o que já viu anteriormente para refrescar a cabeça e se preparar para a grande retomada.
Você pode estudar tudo separadamente, mas não apenas desta forma. Lembre-se de que na língua é usado tudo junto, então em algum momento vai ser necessário que você faça isso em seu tempo de estudo. Leia textos em japonês na internet, assista vlogs, doramas, ouça bastante conteúdo em japonês e também crie usando a língua! Escreva textos com o que você sabe, faça questão de escrever as palavras em kanji e leia tudo em voz alta. Da mesma forma que você consome conteúdo seja estudando ou se divertindo, também é igualmente importante que coloque para fora o que aprendeu, não sendo apenas um receptor de conteúdo.
Escreva ou grave um áudio ou vídeo sobre o seu dia a dia e não tenha medo de errar. Se tiver alguém que possa praticar a fala com você, melhor ainda. O mais importante de tudo é você continuar estudando seja pelo tópico mais fácil ou mais difícil. Adquirindo a constância, os seus resultados vão aparecer, tenha confiança em você.
Sempre lembrando que temos o Clube Nihongo Kakumei para te ajudar na constância! Você não apenas vai ter a professora para tirar as suas dúvidas como também terá colegas que estão aprendendo como você e assim, podem praticar juntos!
Vem seguir a Eu Falo Japonês nas redes sociais:
Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter
Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!