Todo mundo que quer aprender uma língua difícil, como japonês, busca atividades que acelerem o aprendizado. A verdade triste é que não existe fórmula mágica e cada um tem um ritmo próprio de estudos que pode não se adaptar a um método específico.

Venho aqui hoje listar os 3 hábitos que considero mais importantes para cultivar, se você quer aprender japonês mais rápido.

1 – Leia!

read

Leia. Leia muito. Leia qualquer coisa que esteja em japonês. Ler além de te  ensinar muito vocabulário vai te ensinar muitos kanjis! Se você já tem um nível de japonês um pouco avançado, pode ler notícias em jornais japoneses online, como o Asahi. Se o seu japonês ainda não é tão avançado, você pode usar este site da NHK, onde são postadas notícias com o nível de japonês mais fácil, justamente para estudo.

Se você não gosta de ler notícias, pode também ler mangás. Além de poder encomendar mangás originais de algumas livrarias de São Paulo (como Fonomag e Sol), você também pode ler online gratuitamente em sites como este chamado Saizensen ou este de webcomics chamado Comico. O Comico é legal pois também tem app para Andoid e iOS.

Dica: Todo mundo tem 5 minutos por dia para procrastinar na internet, seja no celular ou no pc. Aproveite para criar esse hábito e turbinar sua velocidade de leitura e conhecimento de kanjis!

2- Assista filmes, doramas ou animes!

tvAssistir filmes, doramas e animes treina bastante o ouvido. Além de aprender vocabulário você também vai aprender vários costumes japoneses vendo essas histórias. Na Netflix ainda tem poucas obras japonesas, mas você já pode encontrar documentários como The Birth of Sake, doramas como Atelier e animes como Bleach e Hunter X Hunter.

Além da Netflix, também existe o Crunchyroll! Um site delicioso apenas com animes e doramas! Com ele você nunca vai ficar sem ter o que ver.

Dica: Tente criar o hábito de assistir alguma coisa em japonês pelo menos 2 vezes por semana. Quanto mais você assistir, mais seus ouvidos vão se acostumar com a pronúncia das palavras em japonês. Como consequência, além de entender melhor, você também vai começar a pronunciar melhor!

3- Faça amigos japoneses e converse com eles!

friend

A melhor forma de praticar falar japonês é tendo amigos japoneses. Além de praticar o que você já sabe, poderá aprender um caminhão de gírias que você jamais aprenderia em outro lugar. Para fazer amigos japoneses procure ir a eventos da comunidade japonesa mais próxima de você. Eu sei que você já deve ter ouvido falar que os japoneses são muito sérios e introvertidos. Deixa eu quebrar a sua realidade: isso não é verdade. Eles apenas têm modos diferentes de demonstrar o que pensam.

Caso você tenha conhecimentos de inglês, também pode tentar encontrar um amigo japonês para papear usando a internet. No site Japan Guide você pode fazer busca por local e idade e achar um amigo em algum lugar específico do Japão.

Dica: Quer visitar Tóquio em 2020? Que tal aproveitar para fazer um amigo antes de ir? Ele pode te mostrar os lugares legais da cidade! 🙂

Você tem mais tempo durante o seu dia do que você pensa! Aproveite para por estes 3 hábitos em prática e bons estudos! 😉

Advertisements