Shichigosan (em português: 7, 5, 3) é um evento tradicional para celebrar o crescimento das crianças e desejar-lhes saúde. Embora tenha como data específica o dia 15 de novembro, as comemorações podem começar desde meados de outubro aos dias finais de novembro.
É uma celebração que vem de muito tempo, quando ainda a contagem de idade considerava os recém-nascidos já como tendo 1 ano de idade. Comemora-se quando os meninos chegam aos 3 e 5 anos e as meninas, aos 3 e 7 anos.
shichigosan 2.jpg
Originalmente, o Shichigosan era celebrado principalmente na área de Kantou. Antigamente tinham muitas cerimônias comemorando a chegada da criança aos 7 anos porque a taxa de mortalidade dos bebês era elevada. O Shichigosan era uma dessas cerimônias que ocorria na corte imperial e nas famílias militares e depois foi se expandindo para os demais círculos.
A celebração atual, embora varie de acordo com a família ou região onde mora, consiste na visita ao templo xintoísta próximo ou algum tempo famoso para fazer uma oração e ao terminar, as crianças são fotografadas e vão comer fora com a família em algum restaurante. Na época do Shichigosan, os estúdios fotográficos costumam ficar bem cheios e ultimamente tem aumentado o número de famílias que fazem o ensaio fotográfico antecipado, indo a partir de junho pois os preços são mais baratos se forem comparados ao período de outubro e novembro.
As diferenças na celebração para meninas e meninos de acordo com a idade:
3 anos
A comemoração é tanto para os menininhos quanto para as menininhas. Na Era Edo, havia o costume budista de raspar os cabelos das crianças, independente do gênero, com a crença de que no futuro crescerá saudável. A partir dos 3 anos de idade é que começavam-se a deixar os cabelos das crianças crescerem.
shichigosan3
5 anos
A comemoração dos meninos. É quando eles vestem o hakama pela 1ª vez na vida. Na Era Edo, representava o menino tornando-se um homem membro da sociedade.
shichigosan.png
7 anos
A comemoração das meninas. É quando elas usam o obi para amarrar o kimono, em vez do cordão usado pelas crianças com 3 anos de idade.  É o mesmo tipo de obi usado na cerimônia da maioridade. Na Era Edo, representava a menina tornando-se uma mulher membro da sociedade.
menina

hello__it_s_me_again_by_vivianemakoto-dby8t4k
Post por Makoto, achando muito gracinha todas essas crianças arrumadinhas e chiques para as festividades.