O Hino Nacional Japonês, chamado Kimigayo (君が代), é considerado um dos hinos mais antigos do mundo e também o mais curto no que se refere a sua letra. Porém, só foi formalmente estabelecido como o hino nacional em 1999. Se fosse para ser traduzido, poderia significar algo como “O Reinado do Nosso Imperador”. A tradução do hino nem do título são permitidas pela lei japonesa.

De algumas das histórias sobre o Kimigayo, este teria se originado na Era Meiji, de uma coletânea de waka, poemas japoneses antigos e associado a uma outra coletânea de poemas japoneses e chineses, de onde viria a letra conhecida atualmente. A melodia foi composta pelo inglês Jonh Fenton em 1860, o primeiro líder de banda do exército japonês, sendo usada até 1881, quando um membro do comitê foi nomeado para selecionar uma melodia mais adequada, tendo sido a escolhida a composição de Oku Yoshisa, um músico da corte. Como havia sido composta principalmente para instrumentos tradicionais japoneses, viu-se a necessidade de harmonização de acordo com a escala musical ocidental, então o alemão Franz Eckert, que foi sucessor de Fenton, foi o encarregado em fazer isso. Esta versão foi tocada na corte pela primeira vez no aniversário do Imperador Meiji em 3 de novembro de 1880.

kimigayo
A origem do Kimigayo, que a princípio não era um hino

Outro fato foi que, após ter sido tocado pela primeira vez em uma cerimônia escolar sem ainda ter sido estabelecido como o hino nacional, Kimigayo passou a ser executado em várias ocasiões especiais como cerimônias de Estado e eventos esportivos, até finalmente ser formalizado como tal.

Assista os vídeos abaixo com cantor Gackt cantando o hino na abertura de um evento esportivo e o outro, Kimigayo na versão instrumental.


hello__it_s_me_again_by_vivianemakoto-dby8t4k
Post por Makoto, que curtiu esta breve pesquisa.
Advertisements