No dia 25 de janeiro, no último final de semana do primeiro mês do ano, aconteceu o show do cantor e guitarrista japonês Miyavi, que já veio ao Brasil muitas vezes e já tocou tanto em festivais como em shows próprios. O Show foi parte da turnê mundial No sleep till Tokyo.

Cheguei na casa de show, Tropical Butantã, cerca de uma hora antes do início do show e o assisti do camarote. Lá de cima eu pude ver toda animação das pessoas na pista. Mesmo antes do show começar todos gritavam o nome do Miyavi, com a esperança que ele pudesse ouvir lá dos bastidores. Praticamente sem atrasos e sem nenhum aviso, Miyavi subiu no palco. A gritaria foi geral!

Essa foi a terceira vez que tive a oportunidade de vê-lo tocar. Eu sempre esqueço como o Miyavi é um verdadeiro MONSTRO na guitarra. Ver o Miyavi tocando é ver um verdadeiro profissional em ação. A habilidade e a paixão dele penetram no meu coração e me faz desejar, assim como ele, treinar as minhas habilidades e ser também mestre naqueles campos que desejo conquistar.

Miyavi tocava sua guitarra com tamanha habilidade que fazia parecer fácil. Por vezes ele jogava a guitarra para trás do corpo e se jogava no chão para acrescentar emoção à performance. Nesses momentos eu pensei que a guitarra de fato parecia parte de seu corpo.

Entre as músicas, Miyavi teve conversas muito profundas com o público presente. Com a globalização cada vez mais crescente, fica cada vez mais evidente que os problemas de um país por muitas vezes são problemas de todos nós. Miyavi é conhecidamente um grande ativista, tendo trabalhado como embaixador da UNHCR (Agência da ONU de auxílio aos refugiados) e visitando muitos campos de refugiados ao redor do mundo.

Miyavi pediu à todos presentes que pensem no que podem fazer para ajudar ao próximo. Ele disse “…quando eu visitei os campos de refugiados, me senti muito impotente. Pois eu não podia salvar todas aquelas pessoas. Eu só tenho a minha guitarra. Mas eu empunho a minha guitarra como uma arma e ela é o meu jeito de levar alguma ajuda àqueles que precisam”.

Miyavi também citou sua participação no filme Malévola 2 e seu novo posto de embaixador da American Airlines.

Em um determinado momento do show, Miyavi acatou os pedidos desesperados de um fã que estava na frente e tocou uma música bem antiga de seu repertório, chamada Itoshii Hito. Essa também é uma das minhas músicas favoritas do Miyavi. Posso estar enganada, mas acredito que essa música não estava originalmente na setlist preparada por ele. Ele teve que praticar um pouco para lembrar dos acordes da música e até brincou: “Não filmem ainda! Estou praticando!”.

Um dos momentos mais emocionantes do show foi quando Miyavi mencionou uma pessoa que o encontrou durante o Meet & Greet que aconteceu antes do show. Ele disse “ela queria conversar comigo mas durante o meet não havia tempo. Parece que ela perdeu seu marido recentemente, onde está ela?”. Mediante isso, algumas pessoas apontaram para uma mulher que estava próxima à grade do show. Miyavi então falou a respeito das próprias perdas que ele sofreu e dedicou a música kimi ni negai yo às nossas pessoas queridas que não estão mais conosco.

Miyavi mencionou também sua vontade de sempre se reinventar como artista e ajudar a nos levar para nossos próximos desafios na vida. Ele disse “…Eu sei que cada um de vocês tem pelo menos um amigo que já foi meu fã mas não é mais. Tá tudo bem, acontece. Eu vou continuar mudando e me reinventando. É minha responsabilidade como artista levar vocês para seus próximos desafios…”. Ele disse ainda: “Antigamente eu sonhava em ser jogador de futebol. Mas eu me machuquei seriamente e tive que parar. Mas descobri na música meu novo sonho. Com a música eu posso ir até o Maracanã! Vamos fazer algum dia um show no Maracanã!”. Quando disse isso, várias pessoas aplaudiram e gritaram em apoio. Miyavi completou: “Sonhar é de graça” e emendou com a fantástica música Subarashiki Kana Kono Sekai.

Foi um show emocionante e muito divertido. Ver a performance do Miyavi é sempre um grande privilégio. Recomendo fortemente que em uma próxima oportunidade, você também o veja fazer seu show incrível.

Veja abaixo um pouco do show:

Segue a setlist do show:

  1. Stars
  2. Flashback
  3. In Crowd
  4. Bumps in the Night
  5. Rain Dance
  6. No Sleep Till Tokyo
  7. Samurai 45
  8. Tears on Fire
  9. Other Side
  10. Itoshii hito
  11. Kimi ni Negai wo
  12. Subarashikikana, Kono Sekai -WHAT A WONDERFUL WORLD-
  13. Under the Same Sky
  14. Pink Spider (Hide Cover)
  15. Ha!
  16. STRONG
  17. Fire Bird
  18. DAY 1

Encore:

  1. Long Nights
  2. The Others