O início de 2020 passou deixando muitos eventos incríveis no Rio de Janeiro. Sem dúvida o mais notável deles foi o Rio Matsuri, evento de cultura japonesa que aconteceu no Rio Centro de 17 a 20 de janeiro. Esta foi a terceira edição do evento e podemos ver a evolução e o crescimento do evento ano a ano.
Novamente na entrada principal tivemos o famoso Tori, portal tradicional, muito encontrado nos templos no Japão. Dessa vez a equipe do Rio Matsuri caprichou preparando uma área especial para fotos! A área temática era bem tradicional e incluía uma ponte curva, torres de templos, um samurai à cavalo com seu arco e flecha e cerejeiras em flor.
Para acrescentar ainda mais, o evento disponibilizou roupas tradicionais gratuitamente. Havia uma arara com diversos quimonos masculinos e femininos para serem usados a vontade. Os visitantes puderam encher seus Instagrams e Facebooks com as mais belas fotos.
Os visitantes também puderam participar de muitos workshops divertidíssimos, como desenho em mangá, caligrafia, baseball, oshibana, entre outros. Infelizmente as vagas para os workshops eram limitadas e muitos esgotaram nos 4 dias de evento.
Os estandes de venda de produtos traziam diversas coisas que normalmente são vendidas em eventos de anime, como touquinhas, bonecos importados, camisetas temáticas de anime, pôsteres e muito mais. Mas neste evento não tinha só isso. Também havia estandes de produtos típicos japoneses como molhos, temperos, raízes, arroz, massa, doces e biscoitos. Um dos meus favoritos foi na verdade o estande de cadeiras de massagem! Fiquei uns bons minutos me recuperando hehe…
No palco principal pudemos ver muitas danças típicas, taiko (tambores japoneses), shows de música, de mágica, até mesmo bon odori! Além disso tivemos a presença de grandes artistas como Tsubasa Imamura, DJ masamori e Ricardo Cruz.
Também tivemos a presença do Crunchyroll com seu próprio estande, trazendo alguns animes para serem exibidos em um palco especial só para eles. Esse palco também recebeu grandes Youtubers como Mikannn e palestras de cultura pop como dublagem e moda Lolita e Harajuku.
A praça de alimentação dessa vez estava maiores com mais opções de comida. Ainda assim a fila em horário de pico chegou a cerca de 1 hora de espera. As comidas mais disputadas foram Yakisoba e os hot dogs no palito, conhecidos como American Dog no Japão.
Sinto que cada vez mais o Rio Matsuri está crescendo e ouvindo seu público. A cada ano os estandes e atrações ficam cada vez mais interessantes e o evento mais divertido. Mal posso esperar pela edição do ano que vem!
Seguem as fotos da edição de 2020 abaixo: