Kanji e vocabulário são tópicos imprescindíveis para aprender quando estudamos a língua japonesa. Já foi falado o sobre a questão do vocabulário ser estudado separadamente do kanji e como você pode combater essa discrepância de listas de palavras.

Mas o fato é que de uma forma ou de outra você precisa aprender a ler os kanjis. Não pode focar apenas em aprender vocabulário sem o kanji. 

Tendo isso em mente, hoje eu vou apresentar 3 livros que você pode usar para aprender kanji.

Basic kanji Book

Essa série de livros da editora Bonjinsha traz a apresentação de diversos kanjis de forma a fortalecer o vocabulário. O livro tem muitos textos e muitos exercícios também. Utilizei esse livro na faculdade e aprendi muitas palavras e técnicas de leitura com ele. Ele não segue a prova de proficiência como base, mas se eu fosse arriscar, diria que ele está mais ou menos no nível N2.

Kanji Master

O grande chamariz da série kanji master é como o livro vem preparado para ajudar você a aprender corretamente a ordem de traço dos kanjis e vem recheado de exercícios. Esta série de livros facilita muito o estudo, pois tem um livro específico para cada nível da prova de proficiência.

Nihongo Challenge Kanji

O Nihongo Challenge Kanji é um dos mais populares livros de kanji atualmente, não só por ter muitos exercícios bons, mas também por ter tradução para o português brasileiro! O complicado é que ele mistura os kanjis de N5 e de N4 em um livro só e acaba excluindo alguns kanjis.

De todo modo, todos os livros citados têm prós e contras. Você precisa adequar cada um dos seus materiais à sua realidade de aprendizado. Mas sempre busque aplicar o que aprendeu. Textos são sempre uma ótima ideia para fazer revisão de kanjis.