Saber a ordem de traço dos kanjis é importante, pois sem ela as letras podem sair muito deformadas, ou ainda podemos acabar escrevendo alguma coisa diferente. Além disso, a ordem de traço é importante para buscarmos kanjis em dicionários eletrônicos.

Apesar de termos milhares de Kanjis, algumas regras de ordem de traço vão se aplicar na maioria deles e hoje vou mostrar algumas:   

DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA: Ao escrever kanji, você sempre deve iniciar o traço no lado esquerdo da linha. Se não houver uma posição inicial do lado esquerdo porque é uma linha vertical, você vai escrever de cima para baixo. Todo traço que escrever deve ser escrito da esquerda para a direita ou de cima para baixo. Quando você for escrever traços horizontais, eles vão ser da esquerda para a direita. Quando você for escrever traços verticais, você vai escrever de cima para baixo.

HORIZONTAL VAI PRIMEIRO: Agora você sabe em que direção escrever todos os seus traços, mas em que ordem eles vão? Na maioria das vezes, você vai fazer os traços horizontais primeiro, antes de fazer os verticais. Você também deve começar com os traços horizontais que estão mais perto do canto superior esquerdo primeiro. Sempre que você começar a escrever um kanji, comece por este ponto. 

FAÇA O CENTRO VERTICAL PRIMEIRO: Quando há uma linha vertical com caracteres simétricos do lado de fora, você faz a linha vertical primeiro.

 Em 木 (árvore) e 水 (água), existem linhas não horizontais/não verticais abraçando ambos os lados. Além disso, eles são simétricos (ou próximos o suficiente, como é o caso de 水). Quando for esse o caso, você deve escrever o traço vertical antes dos lados, embora ainda deva escrever qualquer traço horizontal antes do vertical (como é o caso no exemplo para 木).

AS CAIXAS TÊM TRÊS TRAÇOS: Uma coisa que você precisa saber é que as caixas (também conhecidas como 口 nos kanjis) têm apenas três traços. Muitas pessoas cometem o erro de escrever essas caixas usando quatro traços (um para cada lado). É importante saber a ordem do traço para uma caixa, uma vez que ela afeta outras coisas relacionadas à ordem do traço também. O estranho das caixas é que elas começam com um traço vertical em vez de horizontal. O horizontal é o segundo, embora vire em um ângulo reto para continuar até embaixo (em um único traço). Então, o último traço é um traço horizontal da esquerda (sempre da esquerda, lembre-se!) Para fechar a caixa. Lembre-se disso, porque a próxima regra requer essas informações!

COLOQUE O CONTEÚDO PRIMEIRO: Existem muitos kanjis que são grandes quadrados ao redor de algo. Por exemplo, 回, 園, 国 e assim por diante. Quando você tem um kanji como este que tem um invólucro, você realmente pode seguir as mesmas regras que tem aprendido. O principal, porém, é que você faça os três lados da caixa primeiro (esses são os dois primeiros traços da caixa) e, em seguida, faça tudo no interior. Quando você terminar com o interior, você pode fechar a caixa com um único traço horizontal (que é o traço três da caixa).

FAÇA O TRAÇO QUE PEGA EMBAIXO POR ÚLTIMO: Você acabou de aprender sobre os invólucros, então o que acontece com o que está embaixo? Estou falando sobre as linhas irregulares que você costuma ver na parte inferior esquerda do kanji, por exemplo 道, 近 e assim por diante. Essas seções sempre vêm depois das partes acima delas. Algumas pessoas o fazem com duas pinceladas (o traço na parte superior e o resto todo de uma vez) e outras o fazem em três traços (traço na parte superior, a linha mais vertical e a horizontal). A versão de três tempos é provavelmente mais correta, mas é muito mais fácil e rápido escrevê-la com dois.

Quer ver isso tudo na prática? Vai no site JISHO.ORG, cola os kanjis (um por vez!) que foram mostrados aqui na busca e depois clica no kanji que aparece sozinho à direita e você vai ver uma tela como a da imagem abaixo. Então, clica no playzinho e veja a ordem de traço acontecendo diante dos seus olhos!