Já ouviu isso depois de ter dito que estava estudando japonês?
E as caras estranhas geralmente vêm acompanhadas das famosas “frases de efeito” : “mas aprender japonês pra que?” “por que você não estuda inglês ou francês como as pessoas normais? (atenção ao “”””normais””””………)” e dentre várias outras frases que com certeza você sabe qual é. Só dei esses exemplos, mas a variação existente é imensa. A gente só está feliz e quer espalhar por aí a novidade, mas nem sempre se tem a melhor das recepções, não é mesmo?
Mas mais triste ainda quando esse tipo de recepção vem da nossa própria casa… Os pais ou as pessoas que moram junto achando tudo uma perda de tempo e que japonês “não vai servir para nada”. Esse é o primeiro desafio que muitos enfrentam e se for o seu caso, seja paciente. Essa história é sua, é você que vai escrevê-la, não seus pais ou seja lá quem for.
Ter o apoio de quem gostamos nas nossas decisões é importantíssimo para continuarmos motivados a seguir; mais uma vez eu digo: seja paciente e se possível converse mais detalhadamente sobre seus objetivos.
Também repito: tenha em mente que quem escreve a sua própria história é você. Aprendendo japonês além de você entender os animes, mangás, doramas e músicas que gosta vai te dar uma liberdade muito maior quando viajar ao Japão e aproveitar mais os passeios turísticos.
Sem contar as possibilidades de estudo e trabalho que estão abertas apenas para quem sabe japonês! No atual momento, infelizmente turistas não podem ir para o Japão ainda, mas quem é aprovado na seleção de bolsas de estudos ou de trabalho consegue ir.
Aprender japonês pode te abrir muitas portas e quem faz cara esquisita dizendo coisas como as que citei no início dessa conversa não faz a menor ideia disso e está enxergando o mundo de uma forma muito limitada.
Para aprender mais, venha para o Clube Nihongo Kakumei! Matrículas abertas o ano todo.
Conteúdo diário e gratuito especialmente sobre kanji, no Clube do Kanji no canal do Telegram!
Olá, tudo bem?
De fato, esse comentário desanima, e o pior, acaba nos fazendo refletir sobre nosso objetivo com relação ao idioma. Tenho o grande problema de não conseguir estudar idiomas como o inglês, mas japonês e coreano consigo estudar e entender rápido, creio que devido tantos anos de devoção aos animes, doramas e a ótima música que vem dessas nações, fora a vasta diversão que o estudar e interagir nos proporciona.
Vou além, muitas dessas pessoas com este pensamento, não consegue ou não quer ver fora da caixa, existem tantas culturas, tantos “mundos” que podemos conhecer, é triste ver e passar por esta situação.
OBS.: Adoro o conteúdo que você cria Senhorita Monica, sua história é realmente uma inspiração, um dia ainda irei ao Japão, e utilizarei muitas de suas dicas!!
Muito obrigada, por esta e outras postagens!💯❤️
Lhe desejo tudo de bom!!
Cordialmente,
Ana Ferreira
LikeLike