Já estudou japonês hoje? Essa semana? Esse mês? Esse… Ano?

Ops, melhor não irmos tão longe assim. Se a sua resposta for sim apenas para as 2 últimas opções, seria preocupante! Mas não é o seu caso, certo? Certo??

Uma coisa que é dita com bastante frequência por aqui (e no Youtube, Instagram, etc..) é a frequência (ahá!) dos estudos, sobre como a constância é importante e vai te ajudar a evoluir na língua. Mas, você já parou para pensar que a constância é importante em praticamente todas as áreas da sua vida, não apenas para estudar japonês?

Vou dar um exemplo: você decide mudar seus hábitos não tão saudáveis assim para outros mais saudáveis seja por recomendação médica ou qualquer outro motivo. Em boa parte das vezes estes novos hábitos incluem mudança na alimentação e exercícios físicos, correto? E todos sabemos bem que para este tipo de mudança, comer saudável e se exercitar apenas 1 vez por mês não funciona. Para que o corpo se adapte aos novos hábitos e aconteça as mudanças necessárias é preciso que os pratos saudáveis e os exercícios façam parte da sua rotina muito mais do que 1 vez por mês. Você precisa se esforçar diariamente para vencer uma nova etapa para que possa ver algum resultado meses depois. E tudo acaba sendo chato porque os resultados demoram e a gente não quer esperar para ver as mudanças. Como as mudanças não acontecem rápido, é normal vir os sentimentos de desmotivação e até mesmo a desistência.

E uma vez desistindo, todas as pequenas mudanças que já ocorreram e não foram muito notórias ainda porque você não percebeu, perdem-se. Então começa-se tudo do zero. Quantas vezes já começou do zero uma mesma coisa porque não conseguiu manter a frequência na atividade durante o período suficiente para perceber a evolução?

É muito comum eu receber mensagens no Instagram de pessoas que querem voltar a estudar porque começaram e pararam, às vezes até por mais de uma vez. Não conseguem manter rotina, querem saber como faz para ter uma rotina, qual é o melhor dia e horário para estudar, e por ai vai. Eu até posso dar sugestões, como faço sempre; mas no final das contas quem tem que fazer acontecer é você. 

Tomaranai – não pare

Aqui no blog e em todas as redes da Eu Falo Japonês é possível encontrar muito conteúdo gratuito desde e-books a videoaulas dos mais variados tópicos relacionados ao Japão e língua japonesa. Está tudo à disposição, isso sem contar os cursos pagos como o Nihongo Kakumei, onde os alunos podem tirar dúvidas a qualquer momento. Mas nada disso é válido se não tiver a perseverança dentro de você.

Apoie a si mesmo, busque apoio de quem está com você, aproveite todas as oportunidades que tiver para aprender, falar, perguntar e evoluir. As ferramentas não servem de nada se você não usá-las. Mesmo se usar errado, logo vai descobrir o uso correto e vai usar como se deve. Perseverando, você vai conseguir. Seja constante e tenha foco no que deseja.

がんばってください!