Na última quinta-feira, no Centro Cultural do Consulado Geral do Japão, tivemos o evento “Vamos  Falar em Japonês!“, realizado em parceria entre o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Eu Falo Japonês.

Esse foi o primeiro evento nas dependências do Centro Cultural e também o nosso primeiro evento presencial depois de muito tempo!

Foi muito legal poder conversar cara a cara com tantas pessoas interessadas na língua japonesa.

O evento foi aberto às 17 horas com os cumprimentos do Sr. Ken Hashiba, Cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro.

As honras de abertura com o Cônsul


O objetivo do nosso evento era fazer com que os participantes conversassem em japonês entre si, mesmo aqueles que nunca tiveram contato com a língua japonesa antes. Contamos com a presença de pessoas com muitos níveis diferentes de conhecimento e idades diversas, então foi uma troca de experiências muito interessante e valiosa para todos.

Começamos apresentando os resultados da pesquisa do Instagram que foi feita alguns dias antes do evento, para que fosse citada uma única palavra que representasse o povo japonês e não faltaram palavras! As pessoas presentes também deram seus exemplos e já gerou um bate-papo bem legal. Seguindo, vimos alguns pontos sobre a sociedade japonesa, visões equivocadas sobre o povo japonês que muitos de nós brasileiros temos, como a clássica “o povo japonês é frio” e não há mentira maior, não é mesmo? Trata-se de diferentes modos de expressar os sentimentos  com relação às outras pessoas. Mencionar tudo isso é importante para que entendamos da melhor forma como funciona a língua japonesa, pois é fundamental o entendimento da sociedade que usa a língua que queremos aprender. A sociedade e a língua estão de mãos dadas, ou seja: você não consegue entender uma parte sem entender a outra.

Compreendido isto, então finalmente vamos falar! Todos aprenderam como se apresentar em japonês, dizer suas profissões, o que gosta e o que não gosta tanto de modo formal quanto o informal. As dinâmicas foram divertidas e foi muito bom ver a participação e o empenho do pessoal. É assim mesmo que se aprende! Precisamos sair da zona de conforto e fazer algo diferente e este dia foi algo diferente para muitas pessoas, foi um grande passo que elas deram com relação ao aprendizado de língua japonesa.

Fica aqui registrado o agradecimento a todos que compareceram e participaram do “Vamos Falar em Japonês”. Um agradecimento especial ao Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro por todo apoio.

Quer saber quando vai ser o próximo evento para participar? Se liga nas nossas redes e fique sempre por dentro de tudo, além de aprender um pouquinho de japonês todos os dias!

Eu Falo Japonês: Instagram | Tik Tok | YouTube | Twitter | Facebook