Não consegue estudar? Nunca tem tempo, não sabe onde está seu material ou não tem material nenhum ainda?

Vamos resolver isso em três passos!

Se você está lendo esta postagem agora  porque estava rolando rede social aleatoriamente ou recebeu um e-mail com o link e está livre nos próximos 20 ou 10 minutos, vamos lá!

Em primeiro lugar, pegue o seu material! Seu caderno, suas folhas, seu livro ou abra seu arquivo no computador ou celular. Ter seu material às vistas é importante. Se por acaso ainda não estiver em  um local visível, recomendo que o deixe em um. Visível e de fácil acesso, pois já que você não está vendo o seu material perto de você todos os dias, parece ser muito mais “fácil” “não ter tempo”.

Em segundo lugar, sente-se!

Pode parecer besteira, mas uma postura adequada é importante. Não fique no sofá de qualquer jeito com as perninhas de lado ou recostado na cama, entregue às almofadas. Você precisa sentar-se à mesa. Mas se por acaso não tiver disponível onde está, pelo menos arrume sua postura, deixe a coluna ereta o tanto possível.

Em terceiro lugar, acione o cronômetro!

Que o celular seja o seu amigo. Deixe o cronômetro como a única notificação permitida e silencie absolutamente todo o resto ou ainda, deixe o celular em modo avião para não  ter interrupções.

Material pronto, lugar ocupado e celular a postos, defina seu tempo. Vamos começar com 10 minutos por hoje, para começar agora. Caso não tenha nenhum material físico separado no momento, recorra a uma vídeoaula no Youtube que tenha menos de 10 minutos, se for metade desse tempo vai ser melhor ainda. Vou sugerir um vídeo do nosso canal mas fique à vontade para escolher o que quiser.

Acabou o vídeo, sobrou tempo destes 10 minutos, não foi? Agora feche tudo e repasse mentalmente o tópico estudado,  o que aprendeu, o que foi fácil e difícil e faça as anotações.

Quando soar o alarme do cronômetro avisando que aqueles 10 minutos já se foram, continue o seu dia como quiser, missão de hoje cumprida!

Você pode achar que 10 minutos é muito pouco tempo e passa rápido, pois quando a gente está navegando na internet sem um objetivo definido, facilmente se passa 30 minutos ou 1 hora.  Ao usar os 10 minutos de uma maneira focada, você vai perceber que dá para fazer algo sim e pode ir aumentando gradativamente esse tempo.

Mas experimente fazer isso por 1 mês, todos os dias tirando só 10 minutinhos do seu tempo.

Comece com pouquinho, mas comece. がんばりましょう!


Vem seguir a Eu Falo Japonês nas redes sociais:

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!

Estude com acompanhamento pelo Clube Nihongo Kakumei e chegue mais longe!