No post passado, avisamos que as inscrições para a 1a prova de JLPT no Brasil foram abertas. Lembrando aqui que, até o dia 10 de abril é possível fazer a sua inscrição online.

Não raro aparecem pessoas com dúvidas sobre a prova e os esclarecimentos sempre são válidos embora possa soar repetitivo para os estudantes mais experientes. Cada dia é um novo dia e todo dia tem alguém fazendo alguma coisa pela primeira vez, por isso é sempre importante o retorno de alguns temas de vez em quando.

“Já aprendi o hiragana e katakana, posso fazer a prova?”

Poder, até pode mas é aconselhável que espere mais um pouco. Continue estudando, pois no próximo ano ou quem sabe mesmo em dezembro já terá repertório o suficiente para uma boa experiência no teste. No N5, que é o nível mais básico, já terão kanjis, textos e estruturas gramaticais para testar os seus conhecimentos.

“Para que serve essa prova?”

O JLPT é um exame realizado pelo governo japonês para aferir o nível de conhecimento dos estudantes de língua japonesa. Ter um certificado oficial que atesta a sua capacidade de comunicação na língua pode te abrir muitas portas e inclusive é requisito para algumas bolsas de estudo e outros processos seletivos que envolvam estudar ou trabalhar no Japão. E aqui no Brasil também, para trabalhar em alguma empresa japonesa, por exemplo.

“Já estudo há algum tempo, preciso fazer o nível mais básico da prova?”

Diria que é recomendável, caso nunca tenha feito antes. É importante que se acostume com o ritmo da prova, pois você não terá todo o tempo do mundo para fazê-la. Cada bloco tem um tempo pré-determinado e se o tempo esgotar e não conseguir marcar tudo no cartão-resposta, a prova será recolhida independente de ter terminado ou não e terá que partir para o próximo bloco. E questões não marcadas serão pontos perdidos. Bem pior do que tentar e errar, é sequer ter a oportunidade de tentar, não é?

Esse foi só um lembrete rápido! Se tiver mais dúvidas, pode deixar um comentário aqui ou nas redes sociais!


Siga também as nossas outras redes com conteúdo gratuito para ajudar no seu estudo de japonês!

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!

Conheça o Clube Nihongo Kakumei!