Onigiri. Só de ouvir essas palavrinhas deve dar água na boca, não é?  Acredito que a maior parte das pessoas que se interessa pela cultura japonesa já deve ter experimentado um destes bolinhos de arroz envoltos em nori, aquele negocinho verde.
É um lanchinho bem fácil de ser encontrado nas konbini, com vários sabores à sua disposição. Alguns dos sabores que pessoalmente encontrei nestes lugares são frango, salmão, umeboshi, ovo e talvez camarão. Não tenho certeza agora se realmente vi ou se é a minha loucura por camarão falando mais alto! Mas o de camarão provavelmente foi no Japão.
konbini
Uma konbini  com a prateleira recheada de onigiri e outros lanches. (newswitch.jp)
Aproveito para contar sobre uma experiência engraçada que foi aqui no Brasil mesmo. Em um belo dia no bairro da Liberdade em São Paulo lá no mercadinho, fui na avidez pra comprar um onigiri e não prestei atenção no sabor. Achei que todos eram de salmão ou no máximo, de frango. Desembrulhei com gosto – quem consegue sempre rasgar o plástico na ordem certinha sem bagunçar tudo levanta a mão!! (o que não é exatamente o meu caso, haha)- e dei aquela mordida; eis que fui surpreendida pelo sabor incomparável de UMEBOSHI!! Era algo meio azedo, amargo…  incomparável mesmo. Infelizmente eu não gostei nem um pouco. E por esta experiência eu pude perceber que esse sabor divide opiniões: uns detestam e outros adoram. Talvez se tivesse olhado o rótulo com mais atenção poderia ter evitado o trauma e provado em circunstâncias melhores. Mas o fato é que deste dia em diante, agora eu olho com muita atenção o sabor pra não ser surpreendida de novo.
umeboshi
Onigiri de umeboshi. E a minha cara comendo sem perceber foi bem essa do de trás! xD (pixta)
No Japão, o preço deles varia na faixa de um pouco mais de 100 ienes se não me engano. E a variedade de sabores é bem maior. Olha só alguns:
salmao fermentado com shoyu
Onigiri de sabor salmão fermentado com shoyu
gema de ovo
Onigiri de sabor gema de ovo
carne
Onigiri de sabor carne

Como deu pra perceber nas imagens de onigiri acima e na prateleira da konbini, são todos em formato triangular. Mas você sabia que podem ser feitos em outros formatos? E não me refiro colocar nas formas fofinhas de bichinhos, é algo mais simples:

athomeVOX3_6L
Onigiris além da forma do triângulo podem ser feitos em forma de barril, esfera ou tamborim. (athome.jp)

 

E sobre estes 4 tipos de onigiri foi feita uma pesquisa no Japão sobre qual tipo era feito em casa. Adivinha qual ganhou? Se pensou no triangular, acertou na mosca! Mais de 77% das pessoas responderam de acordo com esta opção. Seguido pelo formato esférico, com pouco mais de 10%. A preferência pelas outras formas oscilam entre 6% e 1%.  Apesar destes resultados, a pesquisa mostrou que também há diferenças de preferências pelas regiões do Japão, que vocês podem ver nas imagens a seguir:

  • Forma esférica

 

enq_map_onigiri_shape_ball

  • Forma de barril

enq_map_onigiri_shape_tawaragata

  • Forma de tamborim

enq_map_onigiri_shape_marugata

 

Interessante, não? Qual o formato que você prefere?