chocolate-670
Aqui no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, mas no Japão e em vários outros países do mundo a comemoração é no dia 14 de fevereiro, chamado Valentine´s Day.
Indo lá para a Idade Média rapidinho, Valentim foi um bispo que viveu nessa época e que lutou para celebrar casamentos enquanto que o imperador proibiu a prática em tempos de guerra. Foi preso e condenado à morte e enquanto aguardava pela derradeira sentença, recebia cartas de jovens que acreditavam no amor.
A comemoração no Japão começou em 1958, depois que uma confeitaria iniciou uma campanha na qual sugeria que as mulheres dessem chocolates aos homens. Quem assiste animes e doramas certamente já passou por algum episódio no qual a mocinha percorria as lojas em busca do melhor chocolate ou ela mesma fazia em casa pensando toda suspirante no candidato a amor da sua vida, ou pelo menos no amor daquele momento.
box-celebration-chocolates-356365.jpg
Os chocolates são dados pelas mulheres aos namorados, maridos, aos homens nos quais tem algum interesse e também aos pais, amigos e colegas de trabalho. São dois tipos de chocolates, o “Giri-choco” (chocolate de obrigação, ou como a gente diz por aqui, “por educação”) e o Honmei-choco, o qual é dado para o namorado ou marido, geralmente preparado por elas mesmas e todo caprichado na embalagem. 1 mês depois, tem o White Day, no qual supostamente o homem retribuiria os presentes que recebeu no Valentine´Day. Pode ser chocolates, flores ou outra coisa que seja popular. “Supostamente” porque, parece que infelizmente as mulheres dão muito mais do que recebem e o Valentine´s Day para algumas pessoas acaba tornando-se uma data unilateral. Por outro lado, há muitas mulheres que compram os chocolates para si mesmas e pronto!
Ultimamente a data tem sido alvo de protestos no Japão por algumas pessoas devido essa obrigação de dar os chocolates; segundo pesquisas, algumas mulheres odeiam a data por todo o estresse que causa, ainda mais em ambiente de trabalho. Algumas empresas baniram a prática tanto pelo estresse causado a elas quanto pelos homens que nem sempre querem os chocolates, além do desconforto que pode causar a outros funcionários que não receberam nada, por não serem “populares”. Aparentemente o protesto é feito por pequenos grupos, mas ainda assim, existem. Não são apenas os homens que protestam, mas no White Day a a participação delas nos protestos é intensificada.
Dy9bhj6VYAEpSFk
Apesar disso a data não vai acabar e o comércio está  firme e forte movimentado todo ano tanto para o Valentine´s Day como para o White Day, onde as confeitarias capricham com chocolates de encher os olhos para quem dá o Giri-choco e o Honmei-choco.
Quanto você acha que gastaria no Japão com os chocolates para o Valentine´s Day?
hello__it_s_me_again_by_vivianemakoto-dby8t4k
Post por Makoto, que vai é comprar chocolate pra ela mesma, isso sim!
Advertisements