Hiragana e Katakana são os dois alfabetos mais básicos da língua japonesa.
Apesar de ser conhecimento básico e muito fácil, muita gente fica enrolando pra aprender ou não aprende todas as letras. Isso é fato principalmente para o katakana.
Então como aprender Hiragana e Katakana?
Primeiramente, baixe as tabelas aqui:
Passo 1- Aprender a ordem de traço:
A dica aqui é aprender as letras escrevendo a ordem de traço corretamente. Se você não escrever corretamente vai acabar se enrolando muito para reconhecer algumas letras.
Alguns exemplos:
あ e お
め e ぬ
Essas letras são obviamente diferentes. Porém são difíceis de escrever sem saber a ordem de traço.
シ e ツ
ン e ソ
Essas letras são diferentes mas é muito fácil confundir qual é qual. Saber a ordem correta faz toda a diferença nesse caso.
Pense na ordem de traço como o caminho correto pra chegar no tesouro. Se você pegar outro caminho vai cair num pântano ou ser comido por lobos (MUWAHAHAHA CREDO). Fique no caminho certo e tudo vai acabar bem.
Passo 2- Praticar com palavras:
Não fique apenas escrevendo as letras mil vezes sem dar sentido nenhum à sua criação. Tente escrever nomes de pessoas e palavras para ajudar a atribuir sentido ao que você está fazendo. Para isso o Google Tradutor é uma ferramenta muito útil para te ajudar a saber o que escrever.
Por exemplo: você que aprender como se fala flor em japonês. Vá até o Google Tradutor e escolha Português como idioma original e Japonês como idioma alvo. Digite a palavra “flor”. Você vai ver que o Google Tradutor vai te dizer que flor em japonês se diz “hana”. Você pode até clicar no botão de som e ouvir a moça do Google pronunciar a palavra.
Com isso você pode escrever hana e ver como fica em hiragana e katakana. Acho que se você fizer isso com 4 palavras 1x por dia, vai conseguir lembrar mais fácil todas as letras rapidinho.
Passo 3- Praticar com frases:
Você pode pensar que escrever frases em japonês é só para quem está num nível mais avançado. Mas eu discordo. Eu acho que devemos tentar criar as frases para conseguimos memorizar o hiragana e o katakana com mais facilidade. Além disso você vai aprender muito vocabulário e vai começar a abrir espaço para a língua japonesa no seu cérebro. Em pouco tempo, você vai poder pensar em japonês diretamente.
A dica é não jogar somente a frase inteira no Google Tradutor. Tente pegar palavra por palavra também e faça comparações.
Um último desafio é tentar escrever um texto em japonês. Da mesma forma que você usou o Google Tradutor para palavras e frases. Agora tente criar um texto. Para ter certeza que seu texto faz sentido, você pode usar o Lang8! É um site onde pessoas nativas do idioma que você estuda corrigem o seu texto.
Pronto, você já conseguiu escrever seu primeiro texto em japonês e agora já sabe ler praticamente todas as letras.
Se você seguir estes três passos nos seus estudos, tenho certeza que vai conseguir fazer absoluto progresso nos estudos de hiragana e katakana. Você vai conseguir em apenas poucas semanas fazer tudo.