Já parou para pensar se existe um jeito certo ou jeito errado de estudar japonês? Qual é o método que funciona ou o que é um método?

Quando você se senta para fazer listas de vocabulário, já é um método de estudo e quando usa flashcards, tipo o Anki, também é outro método de estudo. Tem muitos por aí. O que você precisa levar em consideração a escolher a sua maneira de estudar é o que você quer alcançar ao usar o método X ou Y. Tendo isso em mente, parta para a execução e avalie a sua evolução: se aquilo está dando certo para você. Se estiver, maravilha! Se não, é a hora de parar e recomeçar a busca até encontrar algum que faça sentido para chegar aos seus objetivos com a língua. Quando começamos a estudar e buscamos por formas de estudos, ainda mais agora na internet, somos apresentados a vários métodos, vários professores com diferenciados estilos de ensino. Certamente vai encontrar um que se adequa às suas necessidades.

Outra coisa interessante também é buscar os conselhos de quem estuda há mais tempo do que você. Recorrer à ajuda dos senpais é sempre legal, afinal já passaram pelo que você está passando. Muito provavelmente vai ter uma dica que você vai aproveitar. Ou talvez não, haha! Cada pessoa tem as suas dificuldades e facilidades com um método ou outro, pode ser que aquilo que deu super certo com o senpai não funcione para as suas necessidades, mas para conseguir essa resposta, só tentando. Tenha clareza no que você quer alcançar ao estudar japonês e experimente.

Mesmo que lhe digam que fazer listas, flahscards ou qualquer outra coisa é ruim, não leve isso como uma verdade absoluta. Experimente primeiro e tire as suas conclusões.

E como não poderia deixar de ter, eis o vídeo da Monica sensei divagando sobre o assunto em uma bela tarde de sol entrando pela sua nova janela!

P.S.: Se ainda não se inscreveu no canal da Eu Falo Japonês, aproveita que vai assistir esse vídeo e faça a sua inscrição.  😉