Vou apresentar aqui alguns materiais que podem ajudar no seu estudo de japonês, vamos lá?

Que tal saber o que está acontecendo no Japão lendo as notícias, mas ainda não conhece muito das palavras e kanjis? Sem problemas, tem o NHK Easy!

No NHK Easy as notícias estão em um japonês mais simplificado e com destaque em algumas palavras que possam ser mais difíceis. É só clicar nessas palavras grifadas que aparece a definição delas, em japonês mesmo. Outra coisa muito boa é que você pode ouvir o áudio da notícia acompanhando o texto.

Se ainda assim estiver achando o texto difícil, não se desespere pois os problemas terão fim! Para quem usa o Google Chrome, existe uma extensão incrível chamada Rikaikun (e para quem usa o Mozilla Firefox, o correspondente é o Rikaichan. Para outros navegadores, infelizmente não conheço e quem souber pode comentar aqui, será de grande ajuda!)!

Com o Rikaikun, basta passa o cursor em cima da palavra que aparece uma caixinha com o significado dela, em inglês. Se não tiver muita familiaridade com essa língua, você vai precisar de um dicionário de inglês também. Existem vários disponíveis por aí e sugiro que se acostume com esse trabalho de dupla tradução, principalmente se for a sua primeira vez conhecendo essas ferramentas.  Mas ainda assim vale muito a pena.

Você quer escrever em japonês e ainda não sabe como configurar o seu computador ou não tem um editor de texto? Enquanto isso pode usar o JWPce! Além de poder escrever em japonês nele, também é um dicionário bem legal e pode ser usado off-line. Experimenta lá!

Outro site bacana é o Jisho.org, que é o quê? Um JISHOnário (hahaha…)!

Se nenhum dicionário te ajudou no que você estava procurando, que tal tentar um de japonês-japonês? Dá uma olhada no Weblio. Pode digitar lá em inglês também que vai aparecer a definição em japonês.

Agora, partindo para os aplicativos de celular, começando pelos de iOS:

  • Midori: é o melhor dicionário de japonês, sério. É pago, mas é um investimento para toda a sua vida de estudo, inclusive se a língua japonesa for fazer parte do seu trabalho futuramente. Também tem a opção de salvar palavras em listas personalizadas e você pode fazer flashcards com estas listas para estudar. Infelizmente não tem para Android.
  • Shirabe Jisho: é uma boa alternativa gratuita ao Midori.
  • Yomiwa: você pode apontar a câmera para palavras em japonês escritas em kanji e o Yomiwa te dá a leitura e significado. Pode tirar foto e carregar no aplicativo também; além disso tem dicionário. Não é muito rápido no reconhecimento das palavras (pode ser que já tenha melhorado.). No início era gratuito, depois passou a ser pago.

Aplicativos para Android:

Todos os dicionários são em inglês, particularmente ainda não ouvi de nenhum que exista em português e seja bom, mas se você conhece algum, aproveita e indica aqui!

(Para acessar tudo que foi citado aqui, basta clicar nas palavras destacadas em azul!)