Você estuda vários kanjis de uma vez, provavelmente copiando incansáveis vezes até decorá-los e pouco tempo depois acaba não lembrando mais deles? Agora vou te apresentar um exercício que vai ajudar você a lembrar dos kanjis de uma forma mais eficaz. É um exercício de escrita que vai aumentar a probabilidade de você entender um kanji da próxima vez que o vir.

Olha só como iremos fazer:

1-Você vai separar 20 kanjis dos quais quer lembrar
2-Em seguida, vai tentar separá-los por tipo (se o kanji representa um verbo, substantivo, adjetivo, por exemplo.)
3-E por fim, você vai tentar escrever em um caderno uma história curta usando todos esses kanjis. 

Essa história pode ser de qualquer coisa, não precisa ser verdadeira e nem ter muita preocupação com a gramática correta. Nem precisa ter muito sentido, pois o objetivo do exercício é fazer com que você aprenda os kanjis de uma vez. A gramática você pode estudar em um outro momento, com outro tipo de exercício, ok?

Por exemplo, eu preciso usar os 5 kanjis que estão abaixo:

昼 朝 食 寝 学

Separando-os pelos tipos de uso, ficamos assim:

Substantivo:  昼, 朝, 食, 学

Verbo:  食 寝 学

Perceba que alguns kanjis podem estar em mais de um grupo, então você pode separá-los já pensando onde vai usar, imaginando a sua história.

Esse pequeno texto pode ser o resultado do uso desses kanjis, por exemplo:

昨日、遅く寝ましたから、今日遅く起きました。

朝ごはんと昼ご飯を一緒に食べました。

それから、友達の家に行きました。

Como ontem dormi tarde, hoje acordei tarde.

Comi o café da manhã junto com o almoço.

Depois fui à casa do meu amigo.

Ah, e é muito importante que o texto que você escrever seja feito a lápis, num caderno, com a sua mão lá riscando traço por traço. Não vale escrever no computador porque o seu cérebro não registra corretamente o kanji apenas olhando para ele. Existem muitos kanjis parecidos, então para conseguir reconhecê-los corretamente, você precisa desenhá-los, literalmente.

Para escrever o kanji corretamente, você precisa verificar SEMPRE a ordem de traço, pois um tracinho errado pode trazer um vício que vai te atrapalhar bastante no futuro. Para não ter erro com a ordem de traço, você pode verificar no site jisho.org . Depois de pôr a palavra que você quer no campo de busca, ao lado direito aparecem os kanjis daquela palavra, então você clica no kanji desejado e vai para a página com a animaçãozinha da ordem de traço. Aí, é só prestar atenção e copiar na ordem!

E qual a vantagem desse exercício?
Esse exercício faz com que você aprenda e utilize as palavras relacionadas ao kanji, então você aprende o real uso do próprio kanji e muito vocabulário. Além disso, você precisou usar muitas outras palavras para fazer o seu pequeno texto, não foi? Assim, você adquiriu mais vocabulário.

Comece agora! Separe aí uns 20 kanjis para começar o seu texto. Mas calma, não precisa terminar tudo de uma vez só, tome o prazo de até 5 dias para completar. Você pode usar qualquer ferramenta de pesquisa da sua preferência, inclusive o Google Tradutor pode te ajudar. Mãos à obra!