Quando se trata de kanjis, sabemos que podemos usá-los de várias formas dentro das palavras em japonês. Algumas palavras tem apenas um kanji. Outras palavras tem mais de um kanji. Quando vemos uma palavra com mais de um kanji, também temos uma grande oportunidade para aprender mais!

As palavras com mais de um kanji são palavras compostas e quando vamos analisá-las,  podemos aprender ainda mais vocabulário.

Agora se liga nesses exemplos aqui:

自動 Jidou – Automático

Ela é formada pelos kanjis usados em 自ら (mizukara) que significa “por si só” e 動く (ugoku) que é “movimentar”. Assim formamos a palavra “automático”: jidou.

販売 (hanbai) – Venda

Ela é formada pelo kanji de 販 (han) que tem significado de marketing e 売る (uru), que significa venda e então temos uma palavra para “comercialização”: hanbai

E o resultado de tudo isso junto é uma palavra incrível com 5 kanjis:

自動販売機  Jidouhanbaiki

Além de ter juntado todos os kanjis que a gente viu antes, ainda foi acrescentado o kanji de (ki) que significa “máquina”.

Então, temos a palavra “máquina de vendas automática”. Aquelas máquinas que estão em praticamente cada esquina do Japão que muitas vezes vendem bebida mas também podemos encontrar jidouhanbaiki que vendem sorvetes, lanches, várias outras coisas.

Voltando à análise, podemos observar que indo mais a fundo nas palavras compostas, em kanji por kanji, conseguimos aprender muito sobre a raiz das palavras e de quebra ainda vem novo vocabulário.

Ah, mas há algo que precisamos prestar atenção: como os kanjis foram importados da China há milhares de anos, pode acontecer de encontramos kanjis que não são usados sozinhos em uma palavra, como é o caso do 販 (han) de 販売 (hanbai) e o próprio (ki) de máquina. Estes são comumente usados junto de outros kanjis. 

Então, sempre que você vir uma palavra assim, separa kanji por kanji, veja o significado de cada um deles e algumas outras palavras onde são usados, certamente vai te ajudar a aprender bastante!