A primeira grande missão de quem decide começar a estudar japonês, é sem dúvida aprender hiragana e katakana. Se você quer mesmo aprender a língua de verdade e sonha com uma bolsa, uma boa oportunidade de trabalho ou mesmo assistir seu anime ou dorama favorito sem depender das legendas, não tem como fugir dessa parte. Se está chegando aqui pela 1a vez e a sua preocupação no momento é aprender os silabários, então dê uma olhadinha nessa postagem e depois volte aqui! 😀

Certamente você deve estar bem feliz por ter vencido essa etapa: já sabe escrever seu nome usando a escrita japonesa, além de mais algumas palavras soltas. Com hiragana e katakana no sangue, começa a vir os questionamentos: o que será que vem depois?

Então: o que vem depois é vocabulário, gramática básica e kanji. Só que não vai te ajudar muito se você ficar “pescando” materiais diferentes em vários lugares. Você vai acabar se tornando um acumulador de materiais sem propósito nenhum porque não sabe qual sequência seguir ao estudar por todos os materiais que pegou.

Para começar, depois do hiragana e katakana, você precisa do japonês básico. Um meio para se guiar nesse básico é tomando as categorias da prova de proficiência de japonês como referência, que vai do nível N5 ao N1; onde o N5 é o elementar e o N1 é o mais avançado. Procurar por materiais de N5 já seria um bom começo mas frequentemente você vai encontrar N5 e N4 juntos nos materiais, principalmente nos que abordam gramática e vocabulário.  Não que isso seja exatamente um problema, já que ambos são conteúdos básicos do idioma.

Caso não queira seguir as categorias da prova de proficiência, uma dica de livro que constantemente aparece nos vídeos da Eu Falo Japonês é o Minna no Nihongo. O livro também abrange conteúdo básico mas originalmente é um material produzido para estudar junto a um professor e voltado para quem vai ao Japão a trabalho. Mesmo assim, ainda pode-se aprender muito com esse material. O Minna no Nihongo tem um livro complementar (na verdade tem vários livros complementares mas vamos focar em um) chamado Minna no Nihongo-Notas Gramaticais, no qual tem a listagem de vocabulário correspondente a cada lição e explicações dos tópicos de gramática. É um livro voltado para quem ensina mas quem estuda pode perfeitamente adquiri-lo. E se você prefere estudar por conta própria, é recomendável que compre os 2 livros. Ah, e comece pelo volume 1, claro! Pois o Minna no Nihongo também possui o volume 2 que a cor dos detalhes da capa é em azul em vez de vermelho. Você só terá condições de estudar o volume 2 depois que terminar o volume 1. Neste caso a ordem importa e muito. Graças so nosso grande amigo Google, é possível encontrar com certa facilidade os livros para venda. E se você tiver alguma restrição com gastos, já adianto que pode achar os preços dos livros um tanto salgados, afinal eles são importados do Japão. Você ainda pode tentar conseguir os livros usados de quem já estudou em grupos de venda ou de estudos.

Volume 1 do livro-texto do Minna no Nihongo

De qualquer forma, você precisa escolher um material e (ou) um método e seguir por ele. Muitos materiais e muitos cursos simultaneamente podem te confundir muito mais do que te ajudar. 

E claro que não poderia deixar de recomendar o Clube Nihongo Kakumei, com mais de 100 aulas gravadas desde o hiragana e katakana para quem ainda não aprendeu, até aulas de gramática, vocabulário e kanji. Você vai estudar os tópicos em ordem, com exercícios para fixar seu aprendizado além de aulas ao vivo semanais com a oportunidade de tirar suas dúvidas diretamente. No Clube, temos aulas de N5, N4, N3, N2 e N1, sendo que os níveis mais avançados N2 e N1 ainda estão em construção, por isso ainda são menos aulas disponíveis.  Olha que a mensalidade do Clube Nihongo Kakumei ainda sai mais em conta que os 2 livros do Minna no Nihongo volume 1 tendo como base os preços dois livros encontrados em dezembro de 2021. Pesquise por si só e faça as considerações do que mais faz sentido para você no momento.

Conheça o Clube Nihongo Kakumei! Lembrando que, ao fazer sua assinatura, você possui 15 dias de garantia incondicional para testar o método. É um curso bastante em conta levando em consideração a quantidade de material que oferece. É só clicar no link abaixo para mais informações!

https://nihongokakumei.com/