Você gosta de anime? E de dorama? De música? Quais são os seus favoritos?  Com certeza as respostas a essas perguntas já estão todas fervendo na sua cabeça, afinal quem não gosta de responder sobre aquilo que gosta, não é mesmo?

Pois agora é a hora de saber como se diz tudo isso em japonês, vamos lá?

A palavra usada em japonês para dizer sobre o que se gosta ou não gosta, é 好き(suki). Se você é fã da cultura pop japonesa com certeza já ouviu essa palavra pipocar nos animes, doramas, músicas…

Vamos imaginar uma cena qualquer de algum anime escolar onde a mocinha ou rapaz finalmente fica frente a frente com seu/ sua crush e aí toma coragem e decide se declarar:

私は田中さんが好きです!(Watashi wa Tanaka-san ga suki desu!)

Eu gosto de você, Tanaka!

Mas tem uma coisa: no português, “gostar” é um verbo e como tal, possui uma extensa lista de conjugações. Já no japonês, trata-se de um adjetivo; é  “algo ou alguém que tem a característica de ser gostável para você”. Apenas uma curiosidade, você não precisa se prender nessa definição, basta por ora saber como a frase precisa ser estruturada para que passe a sua informação de maneira correta e se faça entender.

私はアニメとまんがが好きです。(Watashi wa anime to manga ga suki desu.)
Eu gosto de anime e de mangá.

私は本が好きです。(Watashi wa hon ga suki desu.)
Eu gosto de livros.

私は日本料理が好きです。(Watashi wa nihon ryouri ga suki desu.)
Eu gosto de comida japonesa.

Ou seja: 私は (Watashi wa)______ が好きです。(ga suki desu). É a forma mais simples de você dizer que gosta de algo.

Para perguntar:

何が好きですか。(Nani ga suki desu ka.)
Do que você gosta?

ハムが好きですか。(Hamu ga suki desu ka.)
Gosta de presunto?

何が一番好きですか。(Nani ga ichiban suki desu ka.)
Do que você mais gosta?

E claro que não dá para gostar de tudo nessa vida, haha. Então temos que saber também como dizer que NÃO gostamos de algo:

果物が好きじゃありません。(Kudamono ga suki já arimasen.)

Não gosto de frutas.

悲しい歌が好きじゃありません。(Kanashii uta ga suki já arimasen)

Não gosto de músicas tristes.
 

ビールが好きですか。(Biiru ga suki desu ka)

いいえ、好きじゃありません。(Iie, suki já arimasen.)

Você gosta de cerveja?
Não, não gosto de cerveja.

Você viu o post da semana passada sobre como se apresentar em japonês? Que tal agora incluir mais uma informação sua, dizendo o que gosta?

Ah, tem vários kanjis por aqui, né? Que tal começar a treina-los desde já? Você pode ver a ordem de traço de todos eles no site Jisho.org. E neste post indico mais ferramentas gratuitas para te ajudar com kanji e vocabulário.

Você também pode aprender outras formas de dizer o que gosta e aumentar o seu vocabulário estudando com a gente no Clube Nihongo Kakumei!