E aí, como tem ido nos estudos? Você se sente uma pessoa satisfeita com o que tem feito até agora? Se sim, parabéns e continue seguindo firme, pois a melhora é um processo contínuo e não acaba, a menos que decida parar de estudar.

Mas, se você não deseja parar de estudar e as coisas não tem saído de acordo com o que quer, talvez seja a hora de pensar nos 3 itens que vou comentar a seguir, que podem estar prejudicando o seu avanço.

1-A Falta de Foco ou motivação

Exatamente por que você está estudando?

Para ir ao Japão? Para conseguir uma bolsa? Para assistir animes sem legenda? Para ser mais independente, caso já resida no Japão?

Isso já foi comentado por aqui em algum momento, mas é sempre bom reforçar: você precisa de um porquê para fazer o que faz. Apenas estudar por estudar sem ter algum motivo importante para você por trás disso, não vai adiantar muito. Você pode até se animar mas essa animação não perdura, a gente cansa rápido das coisas se não tivermos um bom motivo para fazê-las.

Por “bom motivo” entenda-se aquele motivo que é forte o suficiente para te fazer persistir apesar das adversidades, seja qual for. O motivo que vai ter fazer encontrar uma brecha no mais atarefado dos dias para estudar nem que seja por apenas 5 minutos.

Pode ser que o motivo que você tinha antes para estudar já não seja mais o suficiente para persistir e por isso a desmotivação começa a chegar devagarinho. O que fazer? Encontrar outro motivo que deixe sua chama acesa. Talvez não seja tão fácil, o que não pode é deixá-la se apagar.

2-A Falta de rotina ou planejamento

Você está com a motivação a mil, a chama que te motiva a estudar japonês é quase um vulcão em erupção e você se vê como aquele protagonista de anime que vai superar a tudo e a todos para alcançar seu objetivo e ter o final feliz.

Ok, já sabe quanto do seu dia vai usar para cumprir a missão de aprender japonês? É importante que tenha essa resposta!

Uma hora diária? Duas? Três horas por semana? Estudar só quando estiver com vontade e com tempo talvez não seja a melhor das ideias. Como vai fazer quando estiver sem vontade e sem tempo? O tempo precisa ser criado e a vontade exercitada. Estudar regularmente é um hábito que precisa adquirir. O resultado dos seus estudos vem da constância e embora nem sempre seja rápido, o resultado vem. Mas não pode deixar “a vida te levar”. Se marcou seu tempo de estudo para às 6 da manhã das quartas-feiras, você precisa cumprir o compromisso que assumiu consigo mesmo por mais que seja chato acordar 6 da manhã quando “não precisa” , se este for seu caso. Foco e planejamento te levam além, portanto não deixe de alinhar cuidadosamente estes fatores nos seus preparativos de estudo.

3-A Falta de orientação

Tudo ok na motivação e no planejamento, nada mais te segura… Até que surge uma dúvida em determinado momento que fica difícil solucionar por conta própria. Por mais que pergunte aos amigos, recorra aos aplicativos de intercâmbio de idiomas e afins, pode ser algo não tão fácil assim de assimilar tão rápido. Será que isso já aconteceu com você? Se aconteceu, você conseguiu solucionar o problema ou pulou aquele tópico chatinho e seguiu assim mesmo?

Optar por deixar a dúvida para trás não costuma ser um bom negócio, pois aquilo que você negligenciou lá atrás, vai retornar em alguma situação um pouco mais complexa e complicar mais ainda sua vida. O problema seria resolvido mais rápido se tivesse acesso a alguma professora ou professor para não te deixar “empacar”. Mesmo com acesso ilimitado a tanto conteúdo gratuito de tantos professores nas redes sociais, é tudo muito disperso e em algum momento talvez faça falta a organização e o direcionamento que um curso ou ensino particular proporciona. Não deixe de considerar essa hipótese caso o cansaço esteja se aproximando de você apesar do seu motivo e planejamento bem definidos.

Pense bem nestes 3 tópicos, possivelmente um deles pode estar atrapalhando a sua evolução nos estudos. Ganbatte kudasai!


Vem seguir a Eu Falo Japonês nas redes sociais:

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!