Ao aprender uma nova língua, o estudante precisa desenvolver bem as quatro habilidades fundamentais para a comunicação que permitem chegar à fluência: ler, ouvir, escrever e falar.

Quando você estuda, qual destas habilidades você dá mais atenção normalmente? Com certeza uma delas é o seu ponto forte e uma outra é o seu ponto fraco. E digo mais: arrisco a dizer que o seu maior ponto fraco é falar, não é? Nas redes da Eu Falo Japonês sempre recebemos muitas mensagens de pessoas relatando esse tipo de dificuldade. Devido a particularidades da língua japonesa, a dificuldade na escrita também é um tópico concorrido, principalmente quando se trata dos kanjis.

Tanto aqui no blog quanto no YouTube, o que não faltam são dicas de como fazer com que o estudo seja uma rotina, sugestões de materiais e várias aulas gratuitas. Então, para ajudar a aprimorar a sua rotina, venho com outra sugestão: já pensou em dividir seus horários por habilidades? Por exemplo: se você tem um cronograma de 30 minutos diários, pode tirar 1 ou 2 dias nessa semana para focar em uma competência em vez de apenas seguir a lição do dia. Caso queira treinar a audição, passe esses 30 minutos ouvindo japonês: pode ser um drama, um noticiário ou um vlog, onde com certeza vai ouvir muitas palavras desconhecidas e pode anotá-las para estudar em outro momento.

Para treinar a leitura, pode buscar um blog, um site com informações do lugar que você tenha vontade de visitar no Japão e por aí vai.

O fato é que a sua tão sonhada fluência dificilmente vai chegar se você não der a atenção devida ao desenvolvimento dessas quatro habilidades. Para dominarmos bem qualquer assunto ou habilidade, precisamos de tempo treinando, estudando, fazendo simulações. Estudar também é treinar. Se a sua maior dificuldade é a fala, como já foi exemplificado mais acima e não tiver ninguém para conversar, você pode começar repetindo as frases dos vídeos que assiste. É uma opção para se ouvir falando, pode aproveitar e gravar a própria voz enquanto repete as frases. Só não deixe nenhuma habilidade para trás. O resultado chega sem você nem perceber.

Ganbatte kudasai!


Vem seguir a Eu Falo Japonês nas redes sociais:

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!