Você tem o hábito de revisar o conteúdo que estuda?

Já parou para pensar que talvez uma determinada parcela da reclamação “eu vivo estudando mas não aprendo” também pode ser pela falta de revisão?

Pois não adianta você se sobrecarregar de lições e kanjis novos em todos os seus horários de estudo e nunca reservar um desses horários para a sua revisão. Revendo o que já estudou em uma outra ocasião mais a frente vai te ajudar a solidificar o conhecimento que está adquirindo.

Uma coisa é você ter que estudar a lição novamente porque esqueceu do conteúdo, outra é você revisitar a lição já ciente do que ela traz, para ajudar na fixação. Como não temos superpoderes ainda (você tem?), nem sempre vamos entender e internalizar tudo que a gente estuda na primeira rodada de estudos, no primeiro dia.

Quando você vai a um lugar pela primeira vez, você não aprende a chegar mais rápido e com mais tranquilidade indo pela segunda ou terceira vez? Acredito que podemos fazer essa comparação com os estudos também.  Então, eu sugiro o seguinte: não apenas estabeleça os seus horários de estudo, mas também o dia da semana no qual vai ser a sua revisão. Escolha esse dia para não ver absolutamente nada de novo, use-o apenas para revisitar o seu estudo dos últimos dias. Resuma, escolha os pontos mais importantes, busque resolver exercícios sem consultas num primeiro momento. Você vai forçar seu cérebro a se lembrar das coisas que estudou. Passando por isso, finalmente vai poder dizer que APRENDEU aquele conteúdo.

Mas atenção: como já foi dito por aqui várias vezes, o sucesso no seu estudo também depende da constância. Não vale estudar por uma semana inteira, passar outras 2 sem estudar nada e na próxima semana tentar lembrar do que estudou.  Tudo isso vai funcionar se você conseguir se organizar em uma rotina. Pode usar o mínimo tempo de que dispõe, mas que seja recorrente.

E se quiser um acompanhamento para a sua rotina, não se esqueça que estamos à disposição! Você pode acessar as aulas do Clube Nihongo Kakumei, sempre disponíveis a qualquer hora, como também pode deixar uma mensagem no direct do Instagram caso queira aulas particulares em tempo real.


Vem seguir a Eu Falo Japonês nas redes sociais:

Instagram | YouTube | Tik Tok | Facebook | Twitter

Entre no Clube do Kanji e receba conteúdos gratuitos para estudar!