Já preparou a sua agenda para 2021? E o planner? E o bullet journal? Bom, independentemente do método que você use, que tal acrescentar um pouquinho de japonês à sua rotina?

Se você acompanha o nosso Instagram, sabe que diariamente temos postagens com a data do dia, já viu lá? E como você usa essa informação para aprender? Anota todos os dias a data inteira no caderno para lembrar dela? Olha que isso é legal também, mas você pode usar na agenda se tiver uma!

Quando for anotar seus compromissos ou tarefas em qualquer lugar, use a data e os horários de japonês, pois assim quando for rever as anotações querendo ou não vai ver as palavrinhas em japonês que escreveu! Já aproveita também e treina o kanji, ainda mais os de mês e dia que são super simples! Para aprender a ordem de traço de qualquer kanji, você pode consultar o site JISHO.ORG. Por exemplo, copia daqui e cola lá a palavra 時間 (jikan), que significa tempo, hora. Do lado esquerdo da página vai aparecer os kanjis separadamente, então você escolhe um deles e clica, te levando para outra página com mais detalhes do kanji. E tem lá o passo a passo da escrita quadrinho por quadrinho; clicando no play ao lado, tem a escrita animada. Pronto, agora não tem mais desculpa de não treinar kanji porque não sabe a ordem de traço!

Já pode inclusive anotar a hora dos seus compromissos em kanji: em vez de 8:00, que tal 8時? Se ainda tem dúvida sobre os números, pode consultar esse post aqui.

Voltando aos dias e meses para escrever na sua agenda, vamos começar com os meses. Da forma mais simples, é só escrever o número correspondente ao mês e acrescentar o kanji , que além de “lua”, significa “mês” também. Então, abaixo temos aqui os meses do ano. Claro que mesmo que você for escrever apenas o número e o kanji, na sua cabecinha, você mentalizará a leitura correta, certo? Então toda vez que olhar para “1月” vai ser “ichigatsu” a palavra que vai pensar.

Janeiro →  1月 → ichigatsu いちがつ

Fevereiro → 2月 → nigatsu にがつ

Março →  3月 → sangatsu さんがつ

Abril →  4月 → shigatsu しがつ

Maio → 5月 → gogatsu ごがつ

Junho→  6月 → rokugatsu ろくがつ

Julho-➝ 7月 → shichigatsu しちがつ

Agosto➝ 8月 → hachigatsu はちがつ

Setembro →  9月 → kugatsu くがつ

Outubro➝  10月 → juugatsu じゅうがつ

Novembro → 11月 → juuichigatsu じゅういちがつ

Dezembro➝  12月 → juunigatsu じゅうにがつ

Para os dias, de uma forma simplificada você pode seguir o mesmo princípio: escrever o número com o kanji ao lado, mas é claro que o importante disso tudo é saber como se lê, não é? Senão não teria graça simplesmente escrever por escrever.

Do dia 1º ao dia 10, a leitura é feita da seguinte forma:

1 → 1日 →  tsuitachi ついたち

2 → 2日 → futsuka ふつか

3 → 3日 → mikka みっか

4 → 4日 → yokka よっか

5 → 5日 → itsuka いつか

6 → 6日 → muika むいか

7 → 7日 → nanoka なのか

8 → 8日 → yooka ようか

9 → 9日 → kokonoka  ここのか

10 → 10日 → tooka とおか

Antes de irmos aos próximos números, é importante ressaltar que os dias 14, 20 e  24 terão leituras diferentes dos demais:

14日➝ juuyokka じゅうよっか

24日➝ nijuuyokka にじゅうよっか

20日➝ hatsuka はつか 

Agora sim, tirando os dias que já mostramos aqui, todos os outros se leem o número mais a palavra nichi, outra leitura do kanji. Vamos ver alguns exemplos:

13日➝ juusan nichi じゅうさんにち

15日➝ juugo nichi じゅうごにち

26日➝ nijuuroku nichi にじゅうろくにち

30日➝ sanjuu nichi さんじゅうにち

Agora já pode dizer o seu aniversário em japonês também!

誕生日はいつですか。Tanjoubi wa itsu desu ka.

Quando é o seu aniversário?

私の誕生日は8月21日です。Watashi no tanjoubi wa hachigatsu nijuuichi nichi desu.

Meu aniversário é dia 21 de agosto.

E agora, a sua agenda vai ficar diferente da de outras pessoas, né? Vai ficar mais legal!